Nota de corte do SiSU


Anota de corte consiste na menor nota definida pelo sistema de Seleção Unificada. Este sistema foi criado para auxiliar os candidatos nas inscrições e ver a chance de aprovação. A nota de corte é atualizada diariamente e ela é calculada de acordo com a quantidade de vagas disponíveis na instituição.

A nota de corte oficial só é divulgada após o termino das inscrições. Como a nota muda diariamente ela pode ter significativas mudanças de uma atualização para outra. A nota de corte também varia da quantidade de alunos que se inscrevem para uma determinada vaga. As notas de corte do SISU 2019 não é em tempo real elas são calculadas por pontos e só é divulgada a a nota a partir do segundo dia de inscrição.

A medida também costuma ser adotada para conceder novas chances para os candidatos. Ao analisar seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e compará-lo com a nota de corte mínima estabelecida para o curso de interesse, o estudante tem a opção de aguardar o resultado, se achar que as notas se aproximam, ou escolher outro curso que tenha maior chance de aprovação, se constatar que a diferença é significativa.

O estudante que quer fazer esta análise pode acessar o Boletim do Candidato no site do SISU durante todo o período de inscrição. O candidato pode verificar com a nota de corte você consegue ver a sua classificação em relação ao curso ou se terá que contar com outro curso. Mas ainda sim se o estudante não quiser trocar de curso pode escolher ficar na fila de espera para o curso de primeira opção.

Para que você entenda melhor de como funciona a nota de corte SISU 2019, o Vestibular Vagas te mostra as 10 maiores notas de corte da edição 2013 do Sisu, divulgadas pelo próprio Ministério da Educação. Se você tem interesse em disputar uma vaga em algum desses cursos, nessas instituições, prepare-se! A concorrência é grande e a nota de corte, maior ainda. Se sua opção não está nessa lista, vá com calma. Somente o estudo, a preparação e o bom desempenho no Enem é que dirão se há motivos ou não para comemorar.

1. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Medicina – 820,76
2. UFU – Universidade Federal de Uberlândia – Medicina – 817,77
3. UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – Medicina – 810,34
4. UFPR – Universidade Federal do Paraná – Medicina – 810,10
5. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Medicina (cotista) – 809,26
6. UFPR – Universidade Federal do Paraná – Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia – 808,12
7. IFG – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás – Engenharia Civil – 807,23
8. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Engenharia Química – 807,15
9. IFG – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás – Engenharia Elétrica (cotista) – 805,95
10. UFPR – Universidade Federal do Paraná – Comunicação Social – 804,38

Informações sobre o SiSU 2018 aqui!

Nota de corte do SiSU
5 (100%) 6 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *