Principais Vestibulares

Vestibular Tradicional
O vestibular é bastante conhecida no mundo dos estudantes, onde esta é a principal ferramenta par ingressar no ensino superior. O vestibular nada mais é que uma prova envolvendo todo o conteúdo dos três anos do ensino médio. As questões podem ser objetivas ou discursivas, ou ainda uma combinação delas, e normalmente é exigida também uma redação.

Os candidatos  se inscrevem e todos daquela edição fazem as provas nos mesmos dias e horário e o exame pode ter uma ou duas fases. Para alguns cursos, como o de Música, Artes, Dança e Arquitetura, entre outros, pode ser exigida uma prova de Habilidades Específicas.

Principais Vestibulares
Foto: Reprodução

O vestibular tradicional é utilizado como forma de ingresso em instituições públicas e particulares, podendo ser realizado uma ou duas vezes por ano, dependendo da política de cada instituição. Cada instituição pode fazer em uma época diferente e criar as suas próprias normas, além disso a maioria dos vestibulares é cobrado taxa de inscrição.

Vestibular Seriado
No vestibular seriado, Processo Seletivo Seriado (PSS), ou avaliação seriada, o aluno não precisa fazer o vestibular tradicional, as provas são sequenciais e realizadas a cada ano do ensino médio. São três exames no total, cada um avaliando somente o conteúdo daquela série, com pelo menos uma redação.

Normalmente o candidato se inscreve para os exames seriados na primeira série do ensino médio e faz uma prova a cada ano, até concluir a terceira série, quando então escolhe o curso que deseja fazer.

O vestibular seriado é usado por instituições públicas e privadas.

Vestibular Agendado
No vestibular agendado, o aluno escolhe a data e o horário mais convenientes para realizar o exame a partir das opções oferecidas pela universidade ou faculdade. A inscrição é feita no próprio site da Universidade e pode ser em várias épocas do ano letivo.

Normalmente, o candidato deve comparecer ao local pessoalmente para fazer a prova, que varia em número e tipo de questões de acordo com a instituição escolhida. Uma variação dessa modalidade é o vestibular por computador, no qual as questões do exame são apresentadas e respondidas de forma eletrônica.

O vestibular agendado é utilizado somente por instituições privadas.

ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)
O Enem pode ser usado tanto como complemento do vestibular tradicional em instituições públicas e privadas, como uma forma de ingresso independente.

As universidades e faculdades utilizam a nota do ENEM para complementar a nota obtida na prova convencional em porcentagens variadas, ou até mesmo como uma das fases de seu processo seletivo. Muitas Universidades públicas estão utilizando o Enem como a única forma de entrada por a prova ser mais rígida que um vestibular.

Algumas instituições particulares permitem o ingresso em seus cursos somente com a nota ENEM, sem a necessidade de fazer outras provas, e o resultado do Enem também é usado em outros tipos de seleção, como o Sisu e o Prouni.

  • Saiba mais em: Enem

Sisu 2019
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) utiliza exclusivamente a nota do Enem para selecionar candidatos a uma vaga nas universidades públicas participantes. Criado e gerenciado pelo MEC, esse sistema é totalmente informatizado e não há a necessidade de realizar outras provas. Quanto melhor a nota do Enem, maiores as chances de ingressar na universidade pelo Sisu.

São duas edições do Sisu por ano, no primeiro e no segundo semestre. As datas de inscrição são divulgadas pelo MEC, onde também é possível consultar as instituições participantes.

O Sisu é utilizado somente em instituições públicas.

  • Saiba mais em: Sisu

ProUni 2019
O Programa Universidade para Todos (Prouni) utiliza a nota do Enem para selecionar candidatos de baixa renda a bolsas parciais e integrais em instituições particulares que aderiram ao programa.

Para participar do Prouni é obrigatório ter realizado o Enem, ter atingido uma média de 450 pontos nas cinco disciplinas e nota acima de zero na redação.

A seleção para as bolsas do Prouni acontece duas vezes por ano. Os alunos que forem selecionados pelo programa podem precisar realizar alguma prova, dependendo da universidade em que forem estudar.

O Prouni é utilizado somente em instituições privadas.

Conclusão

Há muitas oportunidades para seu ingresso a uma Universidade tanto pública como privada. Então aproveite nossas dicas sobre Vestibulares 2019.

Principais Vestibulares
5 (100%) 2 votes