Vestibulares Seriados

O Vestibular Seriado é uma das maneiras mais simplificadas de passar do Ensino Médio para o Superior. Os alunos que se candidatam para esse regime avaliativo realizam exames como no vestibular tradicional, no entanto o processo de seleção começa ainda no 1° ano do ensino médio. A grande diferença dessa modalidade de avaliação é que o aluno realiza três exames, uma ao final de cada ano (1°, 2° e 3°), porém a opção pelo curso só ocorre no ano de conclusão do ensino médio.

A Processo Seriado trata-se de uma avaliação que exige menos tensão do candidato, uma vez que o conteúdo é restrito ao que foi aprendido naquele ano, ao contrário da modalidade tradicional do vestibular, que demanda o que foi assimilado nos três anos de ensino médio. Apenas em algumas instituições o sistema é cumulativo (ao final do 2º ano, conteúdos de 1º e 2º anos, e ao final do 3º o conteúdo dos três anos, como no vestibular).

Depois da realização das três provas a instituição elabora uma média com os resultados obtidos ao final de cada ano e as vagas destinadas ao processo são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos. Grande parte das universidades que oferecem esse tipo de avaliação permitem que o candidato realize também, no último ano, o vestibular tradicional, sendo válido o melhor desempenho.

Particularidades

Algumas instituições permitem aos estudantes, que não se inscreveram no primeiro ano, realizarem a primeira e segunda etapa da prova ao final do segundo ano. Na Universidade de Brasília (UnB), a realização de duas fases ao mesmo tempo não é permitida, mas o estudante que não realizar a primeira etapa e tiver o desejo de participar das outras duas poderá fazer, porém a nota do primeiro exame, que tem peso um, será zero. No entanto, essas são apenas exceções, a maioria dos processos seletivos não permite a participação que não seja nas três avaliações.

No caso específico do ensino médio realizado na modalidade de curso técnico, que aumenta para quatro o número de séries no ensino médio, os estudantes só começam a realizar as provas no segundo ano. A regra não vale para Universidade Estadual de Maringá (UEM), pois a instituição prevê que os candidatos realizem as provas ao final do 1°, 2° e 4° ano.

Vestibulares Seriados
5 (100%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *